quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ACIDENTES DE KITES - CB´S


Você sabe o que é uma CB ou Cumulus Nimbus?  Sabe o risco de decolar seu kite perto de uma nuvem dessas? Espero contribuir para conscientizar os amigos desse risco através desse texto:
Nuvens densas que se formam em um ar instável e, sobretudo na baixa troposfera e que surgem em blocos ou glóbulos isolados ou não, apresentam grande atividade térmica e extensão vertical exercendo grande perigo para os objetos que sofrem influência direta do deslocamento do vento e diferença de pressão. A melhor maneira de identificar é através da espessura da nuvem, existem vários tipos, mas de uma forma geral elas tem uma grande extensão vertical e um formato de bigorna com uma base bem escura, elas são inconfundíveis, pois ocupam um extenso raio territorial e por vezes são assustadoras. Em algumas circunstâncias se deslocam em direção oposta ao vento. Essas maravilhas da natureza são extremamente perigosas, para ser ter uma idéia já foram responsáveis por alguns acidentes aéreos com aviões de grande porte e até asas deltas, parapentes e kites.
 Certa vez voando de parapente no final de tarde em Quixadá tive a inesquecível experiência de estar perto de uma ainda em formação, para sair do raio de ação dela tive que promover um grande fechamento de asa de mais de 40% e mesmo assim meu equipamento continuava subindo a uma razão de mais de 10 metros por segundo chegando a uma altitude de mais de 2500 metros em minutos, só pra ilustrar melhor o ganho de altura decolei a apenas 300 metros do solo e fui a quase 3000 metros, uma ignorância, por muita sorte e ajuda divina consegui se cuspido a 50 km de onde havia decolado.
Infelizmente alguns companheiros do kite desconhecem todo esse poder e por vezes subestima a capacidade da natureza e decolam seus equipamentos exatamente na entrada dessas nuvens, na grande maioria das vezes nada acontece, muito pelo contrario serve como pano de fundo para grandes saltos e manobras, porém já há bastantes relatos de acidentes fatais no esporte em virtude de sua incontrolável força.
Então amigos podemos até decidir pelo prazer de velejar em condições extremas, mas que haja pelo menos entendimento do risco, a decisão de decolar o equipamento é sempre do rider, mas vejo que na grande maioria das vezes essa atitude é feita sem o menor conhecimento da capacidade da natureza em promover mudanças meteorológicas, ta tudo na nossa frente é só olhar para o céu, não há equipamento seguro em condições extremas a parte mais importante do esporte estar abaixo do chicken loop e não acima, independente da marca, é bom lembrar que somos nós os pilotos de teste e são as pessoas mais queridas e nosso esporte que sofre com as fatalidades.   
Bons ventos e altas ondas

Muitas vezes parecem inovensivas

As vezes isoladas

Outras em meio a outros tipos de nuvens

Bem extensas 

Muito belas

Mas extremamente perigosas, em seu interior correm ventos de mais 200 km/hora e blocos de gelo 

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